top of page
Buscar

O que são os smart contracts e como funcionam?



Os denominados smart contracts são contratos digitais autoexecutáveis que se utilizam da tecnologia para garantir que os acordos estabelecidos tenham seu efetivo cumprimento, gerando lembretes, avaliando datas de vencimento e outras pesquisas referentes ao contrato.


Por meio da tecnologia Blockchain, esses contratos podem definir regras de forma semelhante aos contratos tradicionais, embora a diferença esteja na natureza do documento, pois os smart contracts possuem natureza eletrônica. Vale salientar que, estes contratos, não podem ser alvos de fraude ou mesmo perdidos, o que os tornam ainda mais seguros, decorrente do fato de serem imutáveis.


Através do uso de algoritmos, as cláusulas contratuais são programadas e, fechado o acordo, as obrigações são ativadas automaticamente. Ademais, a tecnologia utilizada nos smart contracts também possibilitam o compartilhamento de dados e a comunicação direta e criptografada.


De acordo com o Bitcoin Trade, plataforma de criptomoedas, o objetivo principal dos smart contracts é “automatizar a execução das regras e cláusulas dos contratos, além de permitir que os envolvidos acompanhem os processos desde o início até a execução de cada cláusula”.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page