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Conciliação garante maior possibilidade de ganho ao consumidor

O uso alternativo de solucionar conflitos evita a judicialização e garante mais celeridade para empresas e consumidores.

O dia do consumidor, comemorado hoje, 15, é uma data importante para os comerciantes. Muitos oferecem promoções e formas de pagamento atrativas para que o cliente realize compras, mas, infelizmente, nem as melhores ofertas podem evitar problemas entre o consumidor e a empresa. Para evitar conflitos, muitas empresas estão investindo em parcerias com câmaras privadas de mediação e conciliação.

O uso dos métodos consensuais para a resolução de conflitos tem sido cada vez mais frequente no país. Para a especialista em Direito do Consumidor, Danielly Lopes, o uso prioritário dos métodos alternativos para a resolução de conflitos incentivam uma mudança que tem avançado, mas ainda tem um longo caminhar pela frente.

Segundo ela, a conciliação se adapta muito às relações de consumo porque garante mais possibilidades de ganho ao consumidor, além de evitar a judicialização.

"É claro que o acesso ao Judiciário é importante, mas, em virtude desse congestionamento que estamos vivendo, essas opções são muito bem-vindas. Elas têm de ser bem reguladas, e o importante é que junto com essa evolução da cultura também venha uma evolução dos resultados."

A solução para essas controvérsias é simples, rápida, econômica e ambas as partes saem satisfeitas. Além disso, os tribunais também são beneficiados, recebem menos demandas e economizam o dinheiro público. Ludmilla Gomes, conciliadora da Vamos Conciliar, explica que uma câmara privada apta para solucionar os conflitos pode fazer diferença na relação entre consumidor e empresa.

"É comum enfrentarmos problemas com algum fornecedor, acredito que a maioria das pessoas já passou por essa situação. O grande diferencial é a forma que essa empresa vai solucionar o problema. Trabalhar com uma câmara privada, que está apta para resolver o conflito traz uma imagem positiva para a empresa e possibilita a fidelização do cliente."

Para a servidora Edna Maria Magalhães Santos, que utilizou a plataforma, a experiência foi positiva. Ela precisava quitar os débitos do convênio e reaver o plano de saúde. "Foi algo novo pra mim, não conhecia a ferramenta, me indicaram e apostei na alternativa. Fiquei muito satisfeita com o resultado, foi excelente", comemora Edna.

Ludmilla ressalta a importância do diálogo na resolução de conflitos, quando a relação já está desgastada pelo litígio.

"Muitas vezes a comunicação é perdida por conta do desgaste, mas quando o cliente percebe que a empresa está disposta a solucionar o problema e permite que ele participe na construção da solução, ele fica mais aberto para resolver. O grande benefício é que o cliente tem uma imagem positiva em relação à empresa."

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