Os denominados smart contracts são contratos digitais autoexecutáveis que se utilizam da tecnologia para garantir que os acordos estabelecidos tenham seu efetivo cumprimento, gerando lembretes, avaliando datas de vencimento e outras pesquisas referentes ao contrato.
Por meio da tecnologia Blockchain, esses contratos podem definir regras de forma semelhante aos contratos tradicionais, embora a diferença esteja na natureza do documento, pois os smart contracts possuem natureza eletrônica. Vale salientar que, estes contratos, não podem ser alvos de fraude ou mesmo perdidos, o que os tornam ainda mais seguros, decorrente do fato de serem imutáveis.
Através do uso de algoritmos, as cláusulas contratuais são programadas e, fechado o acordo, as obrigações são ativadas automaticamente. Ademais, a tecnologia utilizada nos smart contracts também possibilitam o compartilhamento de dados e a comunicação direta e criptografada.
De acordo com o Bitcoin Trade, plataforma de criptomoedas, o objetivo principal dos smart contracts é “automatizar a execução das regras e cláusulas dos contratos, além de permitir que os envolvidos acompanhem os processos desde o início até a execução de cada cláusula”.
Comentarios