Buscar

Dica de livro: Sapiens: uma breve história da humanidade



Sapiens: uma breve história da humanidade é uma das grandes obras do nosso tempo. De um jeito convidativo, tem a nobre função de juntar séculos de conhecimentos científicos, antropológicos e acima de tudo históricos, e condensar em uma narrativa linear e com uma linguagem fácil.


O livro aborda a evolução dos primatas, mais especificamente o homo sapiens. Desde a idade da pedra, quando cerca de 9 espécies diferentes de humanos chegaram a coexistir, até o século XXI. O incrível acontece quando percebe-se que a História em si é a ferramenta chave para entender quais foram todas as variáveis que nos trouxeram até aqui. Afinal, como tudo se conecta, Sapiens é ao mesmo tempo uma bela introdução à História e também um resumo de tudo o que é o Ser Humano.


O autor te dá as ferramentas para questionar a natureza da nossa existência. Como quando no início, somos guiados pela Revolução Cognitiva, o que nos diferenciou dos outros animais de uma maneira aparentemente pouco vantajosa. Mas foi algo que, ocasionalmente, facilitou a criação de grandes hordas de homo sapiens, e possibilitou a colaboração que logo mais viria a causar uma Revolução Agrícola, e Científica, assim sucessivamente.


Uma das coisas que mais chamou a atenção, é a capacidade de criar conexões entre eventos históricos. Por fazer isso tantas vezes, Harari acaba te acostumando a interpretar essas conexões e te instiga a fazer o mesmo.

2 visualizações0 comentário